quarta-feira, 31 de março de 2010

EXPOSIÇÂO DE CIÊNCIAS NO AGRUPAMENTO

Alguns dias depois fomos à sede do nosso agrupamento visitar uma exposição de ciências e também sobre higiene e saúde.
Como somos uns lindos meninos participámos com alguns trabalhos (fatos sobre higiéne e saúde) que utilizámos no carnaval.

PRENDA DO DIA DO PAI

PLACARD DO 1º ANO

A nossa escola já está mais bonita! Após as obras realizadas pela C.M.O, foi a nossa vez de participar um pouco para embelezar a escola.
Assim todos nós realizamos o nosso auto-retrato que foi colocado num placard.
Os nossos desenhos ficaram muito bonitos.
Depois foi escolhida uma frase conhecida de um autor importantee querem ver como ficou?
Também fizemos o retrato da nossa professora.......

LIMPAR PORTUGAL

No dia 19 de Março, saímos para a rua para distribuir panfletos sobre LIMPAR PORTUGAL.
A nossa professora explicou-nos muito bem o que haviamos de fazer e as respostas que poderiamos dar às pessoas que nos fizessem perguntas sobre o tema.
E depois de vestirmos os nossos lindos fatos realizados na escola, lá partimos para o mercado minicipal.
Foi um par de horas muito bem passado. Nós gostámos muito e assim chamámos a atenção de mais pessoas sobre um tema que todos deveriam respeitar. Gostariamos de participar em mais iniciativas destas. É bom ajudar Portugal a ficar mais limpo.

terça-feira, 16 de março de 2010

SARAU DE GINÁSTICA

Na sexta -feira dia 12 de Março, os Patinhos tiveram uma actividade extra e`a noite!
Já têm saídas à noite?
Sim, estão a ficar crescidinhos!
Depois das aulas e das actividades extra curriculares, os nossos meninos foram a casa tomar o seu banhinho, comer o seu jantar e voltaram a encontrar-se na Escola Secundária da Ramada para participarem do Sarau de Ginástica da Câmara Municipal de Odivelas.
Portaram-se tão bem!
E não é que fizeram tudo certinho?
Deixamos aqui algumas fotografias deste acontecimento tão importante onde recebemos uma linda medalha para cada um e um troféu para a escola.
Queremos agradecer oa nosso querido Professor Nuno Gomes de Educação Fìsica que nos inscreveu e treinou durante as aulas. Beijinhos para ele e....QUEREMOS MAIS!!!

MATEMÁTICA e mais matemática

Cada dia que passa os patinhos vão fazendo as mais diversas actividades e jogos para aprenderem a nossa querida matemática que tantas dores de cabeça dá!
E não é que eles gostam desta disciplina?

segunda-feira, 15 de março de 2010

BULLYING

A Senhora Directora do nosso agrupamento, Ana Gralheiro, enviou-nos a seguinte mensagem que passamos a publicar pois é muito importante

FALEMOS DE BULLYING:

A indisciplina nas escolas

Aumento da violência nas escolas reflecte crise de autoridade familiar
Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.
Os participantes no encontro ‘Família e Escola: um espaço de convivência’, dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
‘As crianças não encontram em casa a figura de autoridade’, que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.
‘As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa’, sublinhou.
Para Savater, os pais continuam ‘a não querer assumir qualquer autoridade’, preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos ’seja alegre’ e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores.
No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, ’são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os’, acusa…
‘O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar’, sublinha.
Há professores que são ‘vítimas nas mãos dos alunos’.
Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que ‘ao pagar uma escola’ deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão ‘psicologicamente esgotados’ e que se transformam ‘em autênticas vítimas nas mãos dos alunos’.
A liberdade, afirma, ‘exige uma componente de disciplina’ que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade.
‘A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara’, afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, ‘uma oportunidade e um privilégio’.
‘Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a disciplina’, frisa Fernando Savater.
Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que ‘têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos’.
‘Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia’, afirmou.
Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que ‘mais vale dar uma palmada, no momento certo’ do que permitir as situações que depois se criam.
Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres

14 de Março de 2010 17:38

segunda-feira, 8 de março de 2010

ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!

Foi com alguma tristeza que hoje expliquei aos patinhos o que era o bullying escolar e a razão do minuto de silêncio que hoje fizemos por volta das 11 horas. E não foi menor a expressão de tristeza que a maior parte dos patitos fizeram ao contar-lhes a história do pequeno Leandro que não aguentou o que diariamente lhe faziam.
É preciso tomar atenção!
O nosso agrupamento preocupa-se! Preocupe-se também! Tenha atenção...